Imagem Principal
Imagem
Maior avião cargueiro do mundo pousa no Rio
O ucraniano Antonov AN-124 partiu de Hong Kong na quinta-feira (26)
Maior avião cargueiro do mundo pousa no Rio
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 28 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O maior avião de transporte de cargas em operação no mundo, o Antonov AN-124, posou no Rio de Janeiro neste sábado (28), após quatro anos. 

A aeronave, operada pela Antonov Airlines, pousou no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador trazendo uma carga destinada à operação de uma indústria de óleo e gás no estado.

O Antonov AN-124 partiu de Hong Kong na quinta-feira (26) e fez uma escala técnica em Mombaça, no Quênia, para reabastecimento e descanso da tripulação. 

Na madrugada de sábado, o gigante dos ares decolou em direção ao Brasil, transportando uma carga especial de grandes dimensões, imprópria para aeronaves convencionais.

O cargueiro deve deixar o Brasil neste domingo (29), com destino a Houston, nos Estados Unidos, após concluir o desembarque. 

O nome da empresa de gás que adquiriu os equipamentos não foi divulgado.

Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo, destacou a importância da operação.

“A chegada do Antonov ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro reforça o papel do RIOgaleão como motor da economia e hub estratégico no Brasil para operações logísticas de grande porte, além de validar a eficiência e confiança de nossos clientes e parceiros para voos cada vez mais desafiadores.”

O Aeroporto do Galeão conta com a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com mais de 4 km de extensão, sendo um ponto estratégico para receber aeronaves de grande porte como o Antonov AN-124.

Curiosidades sobre o Antonov AN-124:

- O Antonov AN-124 foi produzido na antiga União Soviética pela Antonov Design Bureau, na Ucrânia, em 1982. 

Durante seis anos, foi o maior avião do mundo, até ser superado pelo Antonov AN-225 Mryia em 1988, que foi destruído em 2022 durante um conflito armado.

- Conhecido como "Ruslan", em homenagem a um herói da Rússia e da União Soviética, a aeronave recebeu o codinome "Condor" pela OTAN. No Brasil, entusiastas da aviação o apelidaram carinhosamente de "Toninho".

- A aeronave possui impressionantes dimensões: com 69 metros de comprimento, o equivalente ao lado menor de um campo de futebol, e 21 metros de altura, comparável a um prédio de seis andares. Sua envergadura, a distância entre as pontas das asas, chega a 73 metros.

- O Antonov AN-124 tem três conjuntos de trem de pouso, totalizando 24 rodas, projetadas para suportar tanto o peso da aeronave quanto sua alta capacidade de carga, sendo essencial para operações logísticas de grande escala como a realizada no Rio de Janeiro.

Relacionadas