Assinante
Entrar
Cadastre-se
Policiais da Operação Segurança Presente prenderam em flagrante, na tarde desta quinta-feira (3), no Fonseca, Zona Norte de Niterói, Guilherme Pereira Batista, de 19 anos, acusado de roubar um veículo de um idoso de 73 anos no bairro do Barreto, que fica na mesma região.
A prisão ocorreu quando os agentes realizavam patrulhamento preventivo com o objetivo de coibir roubo de automóveis. Durante a ronda, eles foram informados por transeuntes sobre um roubo de carro que havia acabado de acontecer próximo ao supermercado Assaí do Barreto.
Após conversarem com a vítima e pegarem as características do ladrão, os policiais rodaram pelo perímetro, até encontrarem o veículo roubado, um Fiat Pulse Audace branco, na Rua Major Coutinho. De acordo com os agentes, o automóvel possuía marcas de mãos no seu vidro lateral, fato que chamou a atenção deles.
Quando os PMs se aproximaram para fazer a abordagem, Guilherme se assustou com o cerco, atirou contra os policiais e fugiu. Durante a fuga, ele acabou colidindo com um carro que estava parado. Nesse momento, um soldado revidou os disparos, mas ninguém ficou ferido.
Desesperado, o criminoso saiu do carro e deixou a arma, uma pistola Girson com a numeração raspada, cair no chão, vindo em seguida a se render. Com ele, foram encontrados 15 munições de 9 mm intactas, um carregador de 9 mm e um bloqueador de sinal.
Guilherme e o material apreendido, inclusive o carro, foram encaminhados para a 78º DP (Fonseca), onde ele foi autuado e preso em flagrante pelo crime de roubo. Ele já tinha anotação criminal por violência doméstica. A vítima também esteve na delegacia e conseguiu recuperar o automóvel.
De acordo com o coordenador da Operação Segurança Presente de Niterói, major Abrahão Clímaco, Guilherme Pereira Batista, que completa 20 anos na sexta-feira (4), é do Morro do Castro, em São Gonçalo.
Segundo o major, a comunidade é dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) e abriga uma quadrilha de roubo de veículos que tem atuado em Pendotiba, Fonseca e Barreto.
"Eles roubaram um policial na Alameda. Teve até troca de tiro nesse caso. Teve também dois roubos no Jardim América e um roubo na Região Oceânica. Todos os carros foram vistos entrando no no Morro do Castro", afirmou o o major.
Além dessa quadrilha, grupos criminosos de outras favelas de São Gonçalo e ligados ao Comando Vermelho têm roubado veículos e cargas no município e em Niterói.
No final da noite do dia 21 de setembro, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos e um jovem de 18 foi preso em um bar no Morro do Cantagalo, Zona Norte de Niterói.
Segundo o major, os três são do Jardim Catarina, em São Gonçalo, e haviam acabado de roubar um carro na cidade. O veículo foi encontrado em Pendotiba, próximo ao Cemitério da Colina.
“Eles roubaram em São Gonçalo e estavam vindo pra cá roubar. Eles são da mesma facção criminosa, o Comando Vermelho", explicou.