Assinante
A Unidos do Porto da Pedra revelou, nesta segunda-feira (17), o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026: a história e a luta das profissionais do sexo.
O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, que teve seu contrato renovado para mais uma temporada. Em sua proposta, Quintaes promete exaltar figuras históricas e ativistas que marcaram a trajetória da luta pelos direitos das trabalhadoras sexuais no Brasil e no mundo.
"A Porto da Pedra vai falar das meretrizes da história, vai enfatizar ativistas que lutaram pelos direitos das trabalhadoras sexuais, como Gabriela Leite, Lourdes Barreto e Monique Prada. São pessoas que lutaram por uma representatividade maior", explicou o carnavalesco. Ele destacou que a proposta da escola é ser "porta-voz de uma classe que precisa ser olhada de outra maneira", valorizando a contribuição dessas mulheres para a sociedade.
Além das ativistas contemporâneas, o desfile também contará com personagens icônicos, como Madame Pompadour, Dona Beija e Hilda Furacão. "É um enredo que vai mesclar a parte informativa e histórica, mas que reforça a questão política dos direitos dessas mulheres", acrescentou Quintaes.
O presidente da agremiação, Fabrício Montibelo, destacou o compromisso da escola em apresentar um olhar "representativo e social" para a profissão, chamada popularmente como "a mais antiga do mundo".
Em 2025, a agremiação de São Gonçalo conquistou o terceiro lugar na Série Ouro, e bateu na trave na tentativa de retornar ao Grupo Especial, de onde foi rebaixada em 2024.
Equipe
Além de renovar com seu carnavalesco, a Porto da Pedra também renovou com o enredista Diego Araújo. No entanto, não foi renovado o contrato do coreógrafo da comissão de frente Júnior Scapin, que trabalhou na escola nos últimos dois anos.
Resta saber a definição de outros profissionais, como a possível renovação do intérprete Wantuir, do casal de mestre sala e porta bandeira Pietra Brum e Rodrigo França, e também dos diretores de carnaval e harmonia Aluízio Mendonça e Amauri de Oliveira.