Imagem Principal
Imagem
Helicóptero pousa em plena Av. Brasil e recolhe órgãos para transplante
Os órgãos foram encaminhados ao Hospital São Lucas, em Copacabana
Helicóptero pousa em plena Av. Brasil e recolhe órgãos para transplante
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 18 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/TV Globo

Uma cena incomum interrompeu a rotina de correria na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (18). Um helicóptero da Secretaria de Estado de Saúde pousou no meio da pista para buscar um carregamento de extrema urgência: um fígado e dois rins destinados a transplantes.

A operação foi desencadeada por uma corrida contra o tempo. A cirurgia de retirada dos órgãos teve início às 3h50 e terminou por volta das 6h no Hospital Municipal Pedro II, na Zona Oeste da cidade. Com o fígado tendo um limite máximo de seis horas para ser transplantado após a retirada, a logística precisou ser extremamente ágil.

No momento da operação, a Avenida Brasil estava engarrafada, o que inviabilizou o transporte terrestre até a Zona Sul. Diante disso, a Secretaria acionou o helicóptero para garantir que o fígado chegasse a tempo ao seu destino. Os órgãos foram trazidos de carro até um ponto estratégico da via, onde foram rapidamente transferidos para a aeronave.

O voo até o heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas durou cerca de cinco minutos. De lá, os profissionais de saúde seguiram com o fígado até o Hospital São Lucas, em Copacabana, uma unidade particular, onde o transplante seria realizado. A identidade do paciente receptor não foi divulgada.

Os dois rins também foram transportados, mas, até o momento, ainda não possuem destino definido. Ainda não há informações sobre a identidade do doador nem sobre o total de pacientes que poderão ser beneficiados com os órgãos coletados.

Relacionadas