Assinante
Realizada ao longo de agosto, a segunda edição do Festival Lírico de Niterói (Felini) promete consolidar a cidade como um importante polo de música clássica. O evento, que ocorrerá entre os dias 1º e 31, reunirá mais de 400 artistas em 18 dias de intensa programação, com ingressos acessíveis, muitos deles gratuitos.
Idealizado pela soprano Amanda Ayres, junto com as cantoras Maria Gerk e Tina França, o Felini busca democratizar o acesso ao canto lírico. "A música lírica transformou nossas vidas e continua transformando a de quem participa do festival", afirma Amanda. O festival será realizado em diversos espaços culturais, como o Theatro Municipal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Em sua segunda edição, em 2025, o Festival promoverá palestras, masterclasses, concertos e recitais em diversos espaços da cidade de Niterói. O programa desta sexta traz árias de Verdi, canções francesas e brasileiras, ilustrando o repertório dos concertos e recitais do Festival.
Um dos principais destaques deste ano é a estreia mundial da ópera “Lira dos enganos”, do compositor brasileiro Rodrigo Camargo, que será apresentada nos dias 8 e 9 no Teatro GayLussac. Além disso, a programação inclui clássicos como “La Bohème” e “A flauta mágica”, além de récitas infantis e masterclasses gratuitas.
Impacto Cultural e Econômico
O festival não apenas enriquece a cena cultural, mas também movimenta a economia local, abrangendo setores como hotelaria e transporte. O cantor lírico Fernando Portari, diretor da Cortina Lírica Felini, destaca que o evento é um espaço de pertencimento e intimidade com a arte.
A edição de 2025 já prevê a expansão do festival para a Região Oceânica, com apresentações em novos locais, como o Centro Eco Cultural Sueli Pontes. Amanda convida o público a descobrir a pluralidade da ópera, afirmando que "queremos mostrar que a ópera não é elitista".
A programação completa pode ser consultada no site do festival e nas redes sociais. O Felini conta com o apoio da prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, e da iniciativa privada.
Repertório
Serenata - Alberto Costa (letra e música) - Intérprete - Amanda Ayres
Les Chemins de L'amour - F. Poulanc ( música) e Jean Anouilh (letra) - Intérprete - Amanda Ayres
Donde lieta usci (La Bohème) - G. Puccini ( música) e L. Illica e G. Giacosa (letra) - Intérprete - Amanda Ayres
Pace, pace, mio Dio (La forza del destino) - G. Verdi ( música) e F. Maria Piave (letra) - Intérprete - Tina França
Chanson triste - H. Duparc ( música) e Jean Lahor (letra) - Intérprete - Tina França
Melodia Sentimental - H. Villa Lobos ( música) e Dora Vasconcellos (letra) - Intérprete - Tina França
Der Hölle Rache (Die Zauberflöte) -W.A. Mozart ( música) e E. Schikaneder (letra) - Intérprete - Maria Gerk
Je te veux - E. Satie ( música) e H. Pacory (letra) - Intérprete - Maria Gerk
Dorme enquanto eu velo -Rodrigo Camargo ( música) e Fernando Pessoa (letra) - Intérprete - Maria Gerk