Imagem Principal
Imagem
"Dia Delas” promove prevenção ao câncer de colo do útero neste sábado
Ação acontece em todas as UBSs e Módulos do Médico de Família, das 8h às 17h
"Dia Delas” promove prevenção ao câncer de colo do útero neste sábado
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 25 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Crédito: Bruno Eduardo Alves

Neste sábado (26), das 8h às 17h, será realizada mais uma edição do “Dia Delas” — ação dedicada à saúde da mulher. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Módulos do Programa Médico de Família, com foco na prevenção e combate ao câncer de colo do útero, além de promover atividades de conscientização sobre sintomas, tratamentos e vacinação.

A ação oferece acolhimento integral e humanizado, além de serviços como coleta de exame preventivo (Papanicolau), exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, vacinação e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para mulheres entre 25 e 64 anos, é recomendado o exame citopatológico (Papanicolau). Caso sejam identificadas lesões precursoras, a paciente será encaminhada para colposcopia — exame ginecológico que permite analisar o colo do útero com uma lente de aumento, utilizando substâncias que evidenciam possíveis alterações na superfície.

A diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), Maria Célia Vasconcelos, reforçou o convite à participação:

“É fundamental que cada mulher compreenda a importância de cuidar da própria saúde. Muitas vezes, são elas as cuidadoras de toda a família e, por isso, precisam de um momento para olhar para si. Venham, participem, esse momento é todo de vocês", afirmou.

Câncer de colo do útero

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e está diretamente relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do HPV (Papilomavírus Humano), especialmente os tipos 16 e 18. A vacinação e o diagnóstico precoce são as principais estratégias de prevenção.

Público-alvo da vacinação contra o HPV, conforme o Ministério da Saúde:

– Meninas e meninos de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias);
– Homens e mulheres transplantados;
– Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia;
– Vítimas de violência sexual;
– Jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.

Relacionadas