Assinante
Um dos lugares com mais história em Niterói é o Charitas Aeroclube. E o local está vivo, forte e a disposição para a cidade. Com mais de 85 anos de história, o clube celebrou seu aniversário, que aconteceu no último dia 1 e está reativando uma série de atividades para atender a cidade e aos seus associados. Hoje o clube possui cerca de 500 sócios ativos.
Além de sua importância aeronáutica, o Charitas Aeroclube é um grande centro de atividades esportivas e sociais, sendo referência para a comunidade e a cidade. Atualmente, oferece futebol, jiu-jitsu, judô, karatê, aulas de natação entre outros, além de uma nova brinquedoteca, salão de festas reformado e climatizado, reforma da fachada do clube, iluminação nova, até mesmo na piscina. Agora também tem uma parceria com a Fundação Escola Real Madrid, que tem três escolinhas de futebol em Niterói e uma delas é no clube. O clube também segue ativo em relação as festas que acontecem e que animam e agitam o bairro. Em breve, o local vai receber uma Festa Agostina assim como pode realizar no final do ano uma festa de Reveillón, do mesmo nível que foi a comemoração de 85 anos.
Desde o ano passado na gestão do clube, Heltton Barata Araújo relatou os principais desafios de sua administração, inclusive os financeiros.
“ O clube estava abandonado, quebrado, sem caixa e com dívidas imensas. De lá pra cá, colocamos as contas em ordem e reformei o parque externo e comprei brinquedos novos, montamos uma brinquedoteca moderna, fizemos a climatização do salão, colocamos um tobogã, novas espreguiçadeiras e uma melhor iluminação da piscina, iluminação do campo de futebol, iluminação do estacionamento e da faixada do clube, compramos um novo equipamento de sauna e uma máquina de gelo, para dar conforto aos associados. Nós estamos fazendo uma parceria agora com a OAB De Niterói com a utilização de três canoas havaianas, que serão guardadas em nossa náutica, para utilização dos advogados e dos nossos associados, além disso outra questão muito importante que é a implantação do reconhecimento facial e a modernização e informatização dos nossos sistemas”, Ou seja, hoje o clube oferece uma estrutura muito melhor para o seu associado.”, afirmou o presidente.
Para o presidente da Associação dos Clubes de Niterói, Fernando Tinoco, a importância do clube é imensa.
“É um clube com uma trajetória tão importante e significativa para a cidade. Uma das poucas áreas de esporte, lazer e cultura da região. Uma referência também no esporte para todo o município. e que lamentavelmente está passando por uma dificuldade de um processo movido por uma construtora que pretende construir naquele terreno mais um espigão. Eles querem derrubar o clube para poder fazer um prédio e nós vamos colocar todas as nossas forças para proteger esse terreno e proteger a história do Aeroclube. Eu falo como a ACN e como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Clubes da OAB do Rio de Janeiro. Vamos mobilizar o que a gente puder para resistir e não deixar o clube acabar.”, concluiu.
História
Inaugurado em 1 de julho de 1940, o Charitas Aeroclube recebeu seu primeiro aeroplano, um hidroavião batizado de Ararigboia, símbolo da vocação aeronáutica de Niterói. Durante décadas, foi referência na formação de pilotose teve papel central no desenvolvimento da aviação civil no Brasil.
O pai do ex-prefeito, Dickson Grael, que foi um precursor do paraquedismo no Brasil, chegou a voar no Charitas Aero Clube, para acumular horas de voo, no seu caminho para obter um breve.
Na época, aviões de guerra pousavam no terreno. Com o tempo, foram erguidos prédios ao redor e a Agência Nacional de Aviação Civil proibiu voos. Com isso, o Estado do Rio de Janeiro, que havia desapropriado aquela aérea com a finalidade especifica, desistiu da desapropriação, da aérea total do clube que tinha 155 mil metros quadrados, porém, devolveu a Família 150 mil, restando os 5 mil atualmente, medindo 50 metros de testada por 100 de fundos, sendo registrado uma escritura de dação em pagamento em favor do Charitas Aero Clube que assumiu em 1972 dívidas trabalhistas.
Hoje, bastante reduzido em suas dimensões, funciona como clube recreativo, social e cultural. Os hidroaviões foram muito utilizados até a década de 1940, quando ainda não haviam muitos aeroportos para que os aviões pudessem pousar, mas logo em seguida isso mudou. A partir do aumento da estrutura aeroportuária do Brasil, os hidroaviões foram gradualmente deixando de ser utilizados.