Assinante
A sexta-feira (4) começou com tempo instável e temperaturas mais baixas em Niterói e no Rio de Janeiro. A Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso de chuva moderada a forte com ventos intensos durante a madrugada e manhã. Apesar das condições adversas, não foram registrados deslizamentos, desabamentos ou alagamentos até o momento. O único impacto foi o registro de 10 chamados para quedas de árvores no Grande Rio, dois deles em Niterói, além de quatro ocorrências ainda em andamento. Não houve vítimas.
O órgão municipal reforça orientações de segurança para moradores em áreas de risco e destaca a importância de evitar circulação em áreas alagadas ou próximas a rios e canais. Em casos de emergência, os telefones 199 e 2620-0199 estão disponíveis.
Trânsito mais tranquilo nesta manhã em Niterói
Com o ponto facultativo decretado na capital fluminense devido à Cúpula dos Brics, o trânsito em Niterói amanheceu com menos fluxo que o habitual. Muitos moradores que trabalham no Rio permaneceram em casa ou alteraram seus deslocamentos, o que refletiu em vias mais livres.
Na Ponte Rio-Niterói, o tempo de travessia às 7h55 era de 13 minutos no sentido Rio, com pequena lentidão na Reta do Cais. Já no sentido Niterói, o fluxo era normal. O acesso pela Avenida Jansen de Melo estava livre.
Na BR-101, havia lentidão entre os kms 320 e 322, no sentido Rio, em função da chuva. No sentido contrário, em direção ao Espírito Santo, o tráfego seguia normalmente. Já em bairros de Niterói como Icaraí, Fonseca e Região Oceânica, as principais vias apresentavam trânsito fluindo bem.
Segurança e trânsito para a Cúpula do Brics
Com a reunião dos líderes do Brics marcada para acontecer entre domingo (6) e segunda-feira (7), o Rio de Janeiro está sob operação especial de segurança conduzida pelas Forças Armadas. A cidade entrou em regime de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com presença militar reforçada até o dia 9 de julho.
Equipamentos anti-drones foram instalados em pontos estratégicos, enquanto tropas percorrem locais como o Túnel Rebouças e orlas da Zona Sul. Cães farejadores, robôs de detecção de explosivos e batedores motorizados também fazem parte do esquema.
A principal reunião do bloco ocorrerá no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Por conta do evento, o Rio decretou ponto facultativo nesta sexta e feriado na segunda-feira (7). Escolas municipais e repartições estarão fechadas, mas serviços essenciais e comércios funcionam normalmente.
Unidades de saúde como o Super Centro Carioca de Vacinação e os centros de saúde de Benfica e Campo Grande seguirão com horários estendidos ou normais. Agências bancárias também operam sem alterações nesta sexta.
O MetrôRio funcionará em horário estendido, das 5h à 0h. No sábado (5), a operação segue até meia-noite, e no domingo (6), o serviço será das 7h às 23h. A Linha 2 vai operar até Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguem entre Uruguai e Jardim Oceânico.
A SuperVia manterá os trens em funcionamento durante o feriado prolongado, com eventuais ajustes de horários e intervalos. Hoje, a operação segue a grade dos dias úteis; amanhã e domingo, haverá alterações nas partidas.
Além disso, o sistema BRT funcionará hoje com a mesma grade dos dias úteis, e na segunda com a programação dos sábados. Já o Aeroporto Santos Dumont terá pousos e decolagens suspensos no domingo e na segunda-feira. Por medidas de segurança, só aeronaves oficiais e militares poderão operar na área próxima ao evento. Os voos comerciais serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
O que é o BRICS
O BRICS é um grupo formado por países emergentes que busca cooperação econômica, política e estratégica. Originalmente, o grupo reunia Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, mas desde 2024 foi ampliado e passou a incluir outros países, como Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Criado em 2006, o BRICS surgiu com o objetivo de fortalecer a influência dos países em desenvolvimento nas decisões globais, promovendo uma ordem internacional mais equilibrada e menos dependente das potências ocidentais. O grupo realiza cúpulas anuais, discute temas como comércio, desenvolvimento sustentável, energia e segurança, e criou iniciativas como o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que financia projetos nos países-membros.